sábado, 1 de dezembro de 2007

Natal Feliz

Nasci no seio de uma família humilde, fui criada no campo por a minha avó paterna, ela ensinou-me e educou-me, no que me tornei nos dias de hoje.
O meu dia a dia era entre a escola da parte da manhã e o restante era passado entre o campo e os animais, fui educada a saber o que a vida custa e os sacrifícios que muitos fazem para ter uma vida digna. Com a minha querida avó aprendi que ser humilde é das coisas mais belas e mais dignificantes em todo o ser humano.
A vida era feita de muitos sacrifícios, fome não passamos porque o campo encarregava de nos dar o respectivo alimento. Quando chegava o Natal, era vivido com muita alegria, eu, criança sabia que não teria presentes, porque o dinheiro não chegava para comprar, mas vivia com intensidade cada momento, pois sabia que tudo ia ser feito com amor e muito carinho pelos meus pais e a minha avó.
Quando chegava o dia 24 de Dezembro, pela manhã já se sentia o cheiro dos doces tradicionais (rabanadas, o leite creme, a aletria, os sonhos e muito mais ...), há medida que o dia ia passando a mesa que servia de apoio ia aumentando com os seus belos doces, finalmente chegava a hora de se comer as tradicionais batatas com bacalhau; lembro-me perfeitamente de eu olhar para a àrvore de Natal e dizer que era a mais bonita do mundo, pois a maior parte da àrvore era enfeitada com colares de papel feitos por mim e pelos meus irmãos mais velhos. Não esperavamos pelo Pai Natal, pois já sabiamos que ele tinha feito um desvio e não conseguia chegar a tempo de fazer a sua entrega naquela morada (palavras do meu pai).
O certo é que hoje sou uma mulher e sinto imensa saudade daquele tempo, em que o Natal era verdadeiro, era a festa da família, uma noite em que por momentos todos nós homens partilhamos o verdadeiro sentido do Natal.
Feliz Natal para todos ....

1 comentário:

Anónimo disse...

Fica aqui o desejo de 3 presentes que quero partilhar:
Paz... para conseguir ouvir o Mundo respirar;
Alegria... para sorrir, rir e brincar e
Amor... para sentir o coração crescer, tornar-se leve e voar!

Feliz Natal, todos os dias!!